2

A importância da Psicologia das Cores na arquitetura

Você já parou para perceber que as cores de um ambiente influenciam na percepção e sensação que você tem sobre ele? Por isso, as cores são uma escolha importante na construção de um projeto.

Na psicologia das cores, cada faixa de cor pode causar estímulos sensoriais diferentes no cérebro. Elas são capazes de influenciar os nossos sentidos e até mesmo determinar as nossas emoções, de forma positiva ou negativa. As cores ainda auxiliam a reforçar uma característica que se deseja imprimir ao ambiente, como por exemplo, seriedade, alegria, conforto, jovialidade entre outras.

Além dos aspectos emocionais, as cores também podem ajudar a fornecer uma impressão de maior ou volume do ambiente, criando efeitos visuais. Por exemplo, se aplicarmos tons mais escuros no teto, criamos uma sensação de que o ambiente é mais baixo; já quando aplicarmos cor a uma parede central criamos uma sensação de encurtamento do espaço. Assim como, a escolha de cores aplicadas a todas as paredes pode produzir uma sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.

Não só nas paredes e tetos, as cores ganham destaque e criam sensações também nos móveis, decoração e na vegetação do ambiente. Você pode ter um ambiente com cores neutras, e utilizar o mobiliário para criar a atmosfera desejada.

Interessante, não é? Por isso a escolha das cores faz toda a diferença na concepção do projeto e deve ser sempre estudada para que cada ponto do ambiente converse entre si, trazendo as sensações pertinentes a cada um deles.

Listamos para vocês algumas cores e os seus significados:

  • Branco: transmite uma sensação afetiva de paz, inocência, pureza e limpeza.
  • Azul: proporciona confiança, segurança e positividade. É uma cor muito utilizada em ambientes empresariais
  • Verde: evoca tranquilidade, calma e bem-estar. Muito encontrado em espaços relacionados à saúde.
  • Laranja: provoca euforia, criatividade e entusiasmo. Muito frequente em escolas, espaços criativos e estúdios.
  • Amarelo: retrata jovialidade, curiosidade e otimismo. É uma cor que cria uma atmosfera brilhante.
  • Vermelho: está associado a impulso, emoção e energia. Muito comum em lojas ou estabelecimentos de fast food.
  • Violeta: também é uma cor que transmite bem-estar, calma e suavidade.
  • Preto: representa elegância e poder, mas também está associado ao luto e ao mistério.

Esse quarto infantil foi feito para duas crianças de sexos opostos que passam alguns dias na casa do pai. Pensando em criar uma atmosfera agradável para ambos usamos. Buscando trazer propriedade ao espaço para cada criança, usamos o rosa e o azul, criando detalhes que permitem que ambos se sintam acolhidos no espaço. Os tons pasteis tornam cômodo acolhedor, enquanto o azul e o rosa trazem a sensação de serenidade, doçura e felicidade!

Esse é o Bar Tropical, criado para o Condomínio Alphalife | Salvador – Ba. Um ambiente feito para relaxar e confraternizar com os amigos. O verde predomina no ambiente, cor que transmite prosperidade e está diretamente ligada a natureza, criando uma atmosfera confortável e que renova as energias.

Quarto para um jovem adulto com tons de azul escuro, que transmitem poder e confiança. A madeira traz elegância e conforto, tornando o ambiente convidativo. O preto é uma cor impessoal, que permite criar essa combinação com as mais diversas cores, assim como o branco.

Gostou do assunto? Acompanhe nossas redes sociais e veja na prática a aplicação das cores em cada ambiente!

Tags: No tags

Comments are closed.